5.4.10

'Second Language for Erasmus Students' na U.Porto em Second Life®


'SLES - Second Language for Erasmus Students' foi um projecto curricular do primeiro semestre no Mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto, na cadeira de Novos Media.

Hoje já não é mais um trabalho curricular!

É antes um projecto concebido para funcionar na 'ilha' da Universidade do Porto em Second Life®, e destinado a ser utilizado pelos actuais e futuros alunos do Programa Erasmus na U.Porto.

Foi pensado e realizado pelos mestrandos Ricardo Cruz e Ricardo Fernandes, e deu já origem à aceitação de um paper na CICE, em Toronto, Canadá.

A proposta de ensinar a língua e a cultura da cidade do Porto utilizando os paradigmas comunicacionais de Second Life®, revelou-se extremamente produtiva, como está a ser confirmado pelas primeiras sessões que se estão a iniciar com alunos Erasmus.

A possibilidade de interagir online com os avatares dos docentes da língua e com os futuros colegas na U.Porto, diminui significativamente as distâncias (psicológicas) dos novos residentes na... cidade 'real'.

Para além da preparação dos conteúdos programáticos inerentes à aprendizagem de uma segunda língua (neste caso o português), os autores exploraram as diversas etapas que marcam a 'curva de aprendizagem' da utilização de Second Life® (definição do avatar, movimentação no mundo, interacção com objectos,...) para explicar a gramática e o vocabulário da 'nova' língua.

Uma forma simples e aparentemente eficaz de antecipar a aproximação dos estudantes a uma cultura com a qual vão conviver durante os próximos meses.

1 comentário:

Pedro Leite disse...

Ora eis uma excelente iniciativa..
Ainda ontem ao almoço falaram deste projecto!
Paulo terei mais que gosto e disponibilidade para ajudar em qualquer coisa...in and off world!
Qualquer coisa diz..
Grande Abraço!