26.6.10

Pesquisar na Web onde ir em Second Life®!


ThreadMap é um motor de busca na Web que possibilita procurar os locais em Second Life® que mais lhe podem interessar.

A pesquisa pode ser feita através do nome das 'ilhas', das etiquetas a elas associadas, da sua descrição ou até dos comentários que possuem.

Permite ainda visualizar as 'ilhas' escolhidas no Mapa Geral, fazer o upload de videos e fotos dos seus locais preferidos, partilhar informação sobre os locais em redes sociais ou fazer teleporte directamente para Second Life®.

Uma excelente ferramenta que complementa os processos de pesquisa inworld, e que se constitui como uma forma muito eficaz de encontrar os locais temáticos que mais interessam a cada um em Second Life®... numa página na Web!

25.6.10

'Rosedale strikes again'!

foto: Prad Prathivi


Coincidindo com a comemoração dos sete anos de Second Life®, a Linden Lab anunciou oficialmente o regresso do fundador Philip Rosedale ao cargo de CEO da empresa.

Rosedale tinha abandonado a sua posição executiva na Linden Lab há cerca de dois anos, sendo então susbstituído por Mark Kingdon.

As consequências desta alteração súbita irão ser amplamente discutidas pelos especialistas nos próximos dias, restando saber se as políticas de Rosedale para Second Life® seguirão as ideias de Kingdon, ou se haverá novos conceitos para o desenvolvimento do mundo virtual da LL.

Como relembra (e muito bem) a press-release, "Second Life® tornou-se um dos maiores repositórios de conteúdos criados pelos utilizadores e a maior economia do Mundo de bens virtuais criados pelos mesmos utilizadores."

E essa é uma herança pesada que deveria obrigar a Linden Lab a definir políticas de desenvolvimento que potenciassem essa vitalidade, em vez de seguirem os interesses políticos e económicos americanos.

Aguardemos pacientemente...

21.6.10

Saramago e Second Life® - Reposição

À semelhança do blog Mundo Linden, aproveito para relembrar a entrevista de José Saramago à emissora espanhola RadioCable.com em Outubro de 2006 onde abordava o fenómeno emergente do 'jogo' Second Life®.

Entre várias considerações sobre a 'verdadeira vida que está num outro lugar', citando Rimbaud, Saramago terminava, naquela época, por se manifestar assustado com o fenómeno Second Life® que, no limite, se tranformaria numa manifestação global de esquizofrenia e de fuga à realidade.

Em homenagem a Saramago, aqui reponho um excerto da polémica entrevista onde jazem as ideias que os anos seguintes demonstraram serem tão retrógradas...


7.6.10

Como vai a Presidência Portuguesa em Second Life®!

A Presidência da República Portuguesa, com a colaboração da CCV - Comunidade Cultural Virtual, dá conta da inauguração na sua 'ilha' em Second Life® de uma nova área dedicada ao espírito empreendedor e inovador da Escola de Sagres e à sua importância na história dos Descobrimentos Portugueses.

Detacam-se a Esfera Armilar, a Balestilha, a Bússola, o Quadrante Náutico e o Astrolábio, recriados em tamanho real e aumentado para permitir uma melhor compreensão do seu funcionamento.

Mapas antigos do Séc. XV, um estaleiro de construção naval da época, um porto marítimo e caravelas prontas a navegar completam a mostra.

Para enriquecer a inciativa foi editada em Second Life® a primeira edição de Os Lusíadas, e uma aplicação para Google Earth que indica através de padrões as principais datas dos Descobrimentos.

Da agenda de comemorações no auditório Armilar, constam os eventos:

Dia 8 de Junho 2010

- Transmissão em directo do Encontro “Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa” que decorrerá na Fundação Oriente

Dia 9 de Junho 2010

13h00 - Transmissão em directo da Mensagem do Presidente da República às Comunidades Portuguesas

22h00 - Bailado Bela Adormecida, recriado pela primeira vez de forma virtual recorrendo a animação de linguagem artificial

E, para complementar toda esta pluralidade de iniciativas saudosistas e de reconstrução de um património 'oficial' e 'antigo', Halden Beaumont produziu e realizou o excelente clip de machinima que se segue: